domingo, 23 de agosto de 2009

Contribuição dos avanços tecnológicos para a vida humana

 

 

A partir da década de 50 o termo cunhado foi "Era do conhecimento" ou sociedade da informação. O homem econômico dá lugar ao homem do conhecimento. A intangibilidade, conectividade e velocidade são as premissas que norteiam a sociedade, a tecnologia e a economia.

 

Não poderíamos deixar de mencionar, o fato das guerras e os conflitos terem sido muito úteis na busca do ser humano pelo progresso e evolução tecnológica. Pela necessidade, da expansão, ou pelo medo, o homem teve em conflitos e guerras importante vetor de desenvolvimento tecnológico, desde os tempos primitivos.

 

Com a corrida espacial e a guerra fria nos anos 60, surgiram em aplicação comercial, a informática, o computador e os avanços nas telecomunicações e transporte. Os conceitos de fronteira foram revistos e nas décadas de 70, 80 e 90, a humanidade teve verdadeiro salto tecnológico.

 

O computador merece um destaque a parte. Não é certo e preciso definir qual das invenções ou episódios tecnológicos foi o mais importante. Com toda certeza, desde a descoberta e uso do fogo, talvez acidentalmente, toda utilização da tecnologia e produtos que buscavam o conforto, segurança e produtividade foram importantes e relevantes. O computador se não pode ser elevado a mais importante descoberta tecnológica, mas pode ser inferido em que proporcionou o maior salto talvez. Maior e mais rápido, cálculos matemáticos complexos ficaram pequenos e o maravilhoso cérebro humano foi promovido a tarefas mais nobres como a aplicação do conhecimento e busca na solução dos problemas e equações.

 

Na história do computador, os primeiros registros datam de 4. 000 A.C. com o Ábaco, a primeira máquina de calcular.

 

Em evolução constante, conforme o padrão de evolução tecnológico da época em geral, surge em 1642 a Pascalina, máquina de somar de Pascal. Em 1802 Joseph Marie Jacquard usa nos Estados Unidos cartões perfurados para automatizar máquinas de tear.

 

Em 1822, Charles Barbage aprimora a máquina de Jacquard e desenvolve estrutra matemática mais complexas com cálculos logarítmicos e trigonométricos. Em 1890, Hermann Hollerith melhora a máquina de Jacquard. Em 1924 surge a IBM - International Business Machines, sucessora da Computing Tabulating Recording Co. – CTR. Usada no censo demográfico americano e talvez, o primeiro uso da computação no Brasil em 1920 no senso nacional.

 

Em 1943 surge o Colossus, em 1944 o Mark I em Harvard. Segundo alguns historiadores, este teve o primeiro DNA dos computadores como soa conhecidos hoje.

 

O salto maior foi dado quando o ENIAC ( Eletronic Numerical Interpreter) surge em 1946, em 1947 surge o transistor. O Eniac tem como sucessor o EDVAC ( Eletro Discrete Variable Computer) em 1955, com grandes melhorias.

 

Na década de 50, surge o IBM 650, mais precisamente em 1954. Em 1958 aparece o circuito impresso que dá um salto qualitativo muito grande na indústria da computação. Na década de 60, surge o Burroughs B-2500 5 B-3500 e em 1971, Ted Holff lança o microprocessador Intel 4004.

 

Na década de 70 e 80 foram muito utilizados os "Main Frames" e os grandes computadores com os famosos "Data Centers".

 

Em 1975 Bill Gates e Paul Allen criam o Basic, software para micro computadores. A indústria em atividade tinha restrições eao PC (Personal Computer), mas foi inexorável a aposta de Gates. Finalmente em 1981 a IBM capitula e lança o PC-IBM. A geração seguinte foram os AT (Advanced Technology) e XT ( Extended Technology).

 

Em 1981 surgiu o MS-DOS, sistema operacional que viabiliza o PC, em 1985 surge o primeiro Windows e a poderosa Microsoft em 1986 revolucionando de vez a tecnologia da computação.

 

Depois vieram os AT 286, os SX e DX 386, 486 e finalmente o Pentium. Na década de 90 as os computadores pessoais eram cada vez mais massificado e melhorado. A tecnologia tem em si uma característica e peculiaridade: Quando mais é usada, mais cria escala comercial. A escala comercial em ascensão suscita mais investimentos em tecnologia e redução de custos e preços alimentando o mercado. Um ciclo virtuoso é criado, sendo exemplos claros a indústria dos computadores e dos telefones celulares e todos os progressos em pouco mais de 10 anos.

 

A previsão feita por Andy Grove da Intel em 1979, quepara microprocessadores, os custos cairiam e a capacidade dobrariaa cada ano, foi confirmada. Este espetacular avanço do processamento vai criando uma indústria de software e aplicativos cada vez mais sofisticados e seguros.

 

Todas essas invenções mudaram a vida humana, mudando seus hábitos e seu modo de vida assim como seu estilo por isso essas invenções mudaram a vida humana positivamente.


Prejuízos dos avanços tecnológicos para a vida humana

 

Diante de tantos benefícios, se reconhece que a tecnologia apresenta um grande problema; que é a destruição do planeta; causando o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, escassez de água, desmatamento, entre outros problemas.

No entanto, deve-se considerar, que não é propriamente a tecnologia que causa tantos prejuízos e sim seu uso indiscriminado. Portanto como os avanços tecnológicos são indispensáveis para o homem, cabe a ele descobrir formas de usá-la corretamente, pois a tecnologia deve está a nosso favor e nunca contra.

Os avanços tecnológicos trouxeram muitas melhorias, mas também prejuízos para o trabalhador como aumento do desemprego, doenças físicas e psicológicas decorrentes de atividades repetitivas, entre outros.

Isso afeta a vida humana com o desmatamento, porque com a planta o homem respira.


postado por: josé wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário